terça-feira, 3 de abril de 2012

Gravações de "O Tempo e o Vento" em Pelotas chegam ao fim

Nesta terça-feira, Jayme Monjardim e sua equipe de produção despedem-se de Pelotas. As gravações do longa-metragem O tempo e o vento tiveram início no dia 26 de março e devem continuar a partir de quinta em Bagé, onde a cidade cenográfica de Santa Fé foi construída. Antes da partida, o diretor gravou as últimas cenas no sobrado da Charqueada da Costa.



O local que serviu de cenário para o filme Concerto campestre, em 2001, e para a minissérie A casa das sete mulheres, em 2002, foi transformado no emblemático Casarão da obra de Erico Verissimo. As cenas gravadas na charqueada acompanharam a visita do espírito do capitão Rodrigo (Thiago Lacerda) a Bibiana (Fernanda Montenegro). A maior parte das filmagens ocorreu no interior da casa.

Fernanda Montenegro (Bibiana) contracena com Kaic Crescente (Rodrigo Cambará, bisneto de Bibiana):



Abaixo foto de Marjorie Estiano concedendo entrevista à RBS TV:




O cronograma de gravações começou em Pelotas por um motivo: fazer com que a equipe respire a história através da ambientação das charqueadas. Para o diretor, a casa é a atmosfera do filme e essa experiência na cidade será importante no momento de gravar o restante das cenas nos estúdios de São Paulo.

Algumas fotos da Mayana nos bastidores, em preparação para a personagem Luzia:



Mais fotos dos bastidores, com a equipe do filme:


Mayana Moura, Igor Rickli e Rafael Cardoso

Fotos de Janaína Kremer, pelotense, Bibiana na meia idade, e Igor Rickli, que vive o seu filho Bolívar:



No set (ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS):

Entre as sequências acompanhadas pelo Diário Popular, estava uma do final do filme, na qual a Bibiana jovem (Marjorie Estiano) desce as escadas e encontra o capitão Rodrigo para partir a cavalo com seu amado. A cena é realizada com todos os cuidados possíveis. Definições de planos, ajustes de iluminação, checagem do equipamento de som e direção de cena fazem parte da rotina no set.

Monjardim explica a cena para Marjorie e depois assiste no monitor à tomada completa. Após alguns ensaios, pede por silêncio e dá o sinal verde quando grita “ação”. As mais de 30 pessoas envolvidas para dar vida àquele trecho da história ficam quietas. É silêncio total.

Créditos: Equipe do filme O tempo e o Vento; em especial, Jayme Monjardim e Milena Fischer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário