sábado, 22 de janeiro de 2011

14 Bis

O primeiro vôo da história mundial, realizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, ganha homenagem em formato de curta-metragem: '14 Bis', exibido inicialmente na Mostra Competitiva do Festival do Rio 2006, tem direção de André Ristum e é protagonizada pelo ator Daniel Oliveira, um dos artistas mais talentosos da geração atual, como o genial inventor brasileiro. O curta-metragem tem duração de 24 minutos.


(Mayana no filme como Gisele)

Em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle de Paris, o mineiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro vôo da história. Na frente de centenas de pessoas e com a presença de uma delegação do Aeroclub de France, ele decolou com o primeiro mais pesado que o ar que se teve notícia. O filme retrata o inventor relembrando seus momentos de glória, os desafios superados na construção do 14-Bis, como também seu sofrimento ao ver sua invenção sendo usada como arma de destruição na Primeira Guerra Mundial.


(Mayana no filme como Gisele)

As locações foram realizadas no interior de São Paulo (Atibaia, Campinas, Santos e São Paulo.) A produção recriou Paris no século passado, o Campo de Bagatelle, construiu aviões, balão e contou com mais de 100 figurantes para trazer do passado um dos momentos mais marcantes da história.


(Mayana no filme como Gisele)

As filmagens aconteceram em fevereiro de 2006, época de chuva, o maior desafio a ser superado pela equipe. 'Chegamos para filmar em Atibaia e caía uma chuva torrencial na região. Pensamos em suspender as filmagens, mas no fim seguimos em frente', relembra o diretor André Ristum. 'No primeiro dia, choveu o dia inteiro. A água parou de cair por apenas 15 minutos. Corremos para rodar o efeito do vento sobre as árvores, que se transformou no plano de abertura do filme.

Elenco


Luciano Bortoluzzi / André
Daniel de Oliveira / Alberto Santos Dumont
Eucir de Souza / Levavasseur
Luciano Gatti / Chapin
Daniel Granieri / Voisin
Roberto Hatner / Marc
Rico Mansur / Alain
Mayana Moura / Gisele
Rosane Holland / Lantelme
Sérgio Rufino / Fernand
Nicola Siri / Blériot
Lui Strauss / Ferber


Post by RockLady

Nenhum comentário:

Postar um comentário